top of page

Vertical Peverella da Cattacini (Brasil) - Cave Nacional

A Cave Nacional é uma loja especializada em venda de vinhos brasileiros pela internet.

A loja possui um depósito localizado no Centro, Rj,

e é lá que acontecem as degustações.

Hoje, a prova dos vinhos foi uma degustação vertical com as safras 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 da uva peverella, da Vinícola Cattacini.

O vinho da safra de 2015 ainda não foi comercializado e o de 2016 foi tirado diretamente do barril para a degustação, não possui rótulo ainda.


Quem comandou a degustação foi o Sr. Luiz Carlos Cattacini Gelli, enólogo e proprietário da Vinícola Cattacini.

Mas, antes de iniciar a degustação, Cattacini, como é conhecido, apresentou o espumante AZZUL CATTACINI.

O vinho base utilizado é composto de um corte de vinhos de uvas 100% Peverella: 1/3 da safra 2013 e 2/3 da safra 2014. É um espumante elegante, delicado, complexo, com notas de maçã, frutas cítricas, flores como a laranjeira e rosa branca, com nota discreta de madeira e casca de pão. Na boca possui uma veia nervosa e boa estrutura o que o qualifica para acompanhar pratos mais robustos da gastronomia. Foram produzidas apenas 850 garrafas nesta primeira edição. Para saber mais, clique aqui.


DEGUSTAÇÃO

Cattacini contou um pouco sobre a história da uva peverella, vinda de Veneto, Itália.

O primeiro vinho branco feito no Brasil foi com esta uva. Essa é a variedade branca mais plantada no Brasil, porém, hoje, é considerada uma uva extinta, com menos de 8 hectares plantados. Apenas a Cattacini, Cantina Salvati e Era dos Ventos ainda produzem vinhos com essa uva.


#############################

E depois de uma degustação cheia de informação e sabor, eis que surge uma das pessoas mais importantes no mundo do vinho brasileiro, Rogério Dardeau. Há 40 anos, ele se aventura no universo dos vinhos e, decidiu, em seu quarto livro “Vinho fino brasileiro” percorrer trilhas pelo país e criar um guia dos produtores de vinhos nacionais. É uma leitura imperdível.

Eu (tietando) e Rogério Dardeau (o mestre)

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page