top of page

Vertical Barbera da Cattacini (Brasil) - Cave Nacional

A Cave Nacional é uma loja especializada em venda de vinhos brasileiros pela internet.

A loja possui um depósito localizado no Centro, Rj,

e é lá que acontecem as degustações.

Mais uma vez, Cattacini nos dá o prazer de conhecer os seus vinhos.

Dessa vez, foi uma vertical da uva barbera com as safras: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.


Quem comandou a degustação, obviamente, foi o próprio Cattacini. Melhor pessoa não há para falar sobre esses vinhos.

Um apaixonado pelo que faz e que compartilha esta paixão desde 2010 através de seus vinhos, com respeito à natureza e ao bom gosto de seus clientes. Cattacini firmou acordos comerciais exclusivos com vinícolas que pudessem atender às expectativas da marca Cattacini para a produção dos seus vinhos.

Falando um pouco sobre a uva: a barbera é originária do Piemonte, na Itália. Registros datam de 1790, antes disso não há vestígios da existência desta uva. Anos depois, a filoxera dizimou o pouco de barbera que existia e, após este caótico período de devastação da vitivinicultura mundial, aos pouco soluções foram sendo adotas e, novamente, a barbera apareceu na Itália. Porém, ela foi considerada extinta na região pouco depois da chegada das variedades internacionais, principalmente as francesas.

A barbera é uma uva simples, mas que produz vinhos bem interessantes. Tem uma acidez pronunciada mesmo quando está em seu ponto pleno de maturação. Hoje, a barbera é a 3ª uva mais plantada na Itália, perdendo apenas para sangiovese e montepulciano. Ela foi uma das primeiras variedades viníferas tintas difundidas na Serra Gaúcha.



Vamos à degustação:


O que mais me agradou foi o de 2013, seguido pelo 2015. Os das safras 2014 e 2016 se equiparam em acidez bem presente e firme. Os de 2011 e 2012 são vinhos prontos para beber, apenas um cuidado maior para o 2011 que deve ser bebido logo.

O vinho 2015 está entrando no mercado hoje.

O de 2016 acabou de ser engarrafado e ainda ficará uns meses amadurecendo na garrafa. A previsão de ser distribuído é em nov/17.

Na Cave Nacional ainda tem o 2014. Veja aqui.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page