top of page

CATTACINI ZUIM ESPUMANTE BRUT (Brasil)

(Rótulo SEM COMPROMISSO)

Este espumante foi produzido em parceria entre Cattacini e a Vinícola Don Giovanni. Foram produzidas apenas 1.500 garrafas e este é o primeiro produto resultante desta parceria.

A vinícola Don Giovanni está localizada na região de Pinto Bandeira, Serra Gaúcha. Este é o terroir por excelência do espumante brasileiro. Conquistou em 2010 a segunda Indicação de Procedência do país e está para conquistar o selo da primeira DOC exclusiva de espumantes no país. 👏👏👏

Há pouco menos de dois anos, a vinícola iniciou o trabalho de conversão de seus vinhedos para a cultura orgânica e biodinâmica e, mesmo ainda não tendo concluído o processo, os resultados já são evidentes.


Zuim é um espumante brut. E o que isso significa?

A denominação brut é uma classificação de vinho aplicada às bebidas que possuem menos de 15 gramas de açúcar por litro. Este possui 8,1 g/l, o que indica que sua quantidade de açúcar está nos seus limites inferiores, bem próximo de ser uma extra-brut.


E assim, mais uma vez, Cattacini acertou na escolha da parceria para produção de seu vinho. E quem sai ganhando com isso é a gente. Veja só como foi essa experiência.


🍇 70% Chardonnay, 30% Pinot Noir 🍇

Região: Pinto Bandeira, RS, Brasil

Método Tradicional

12 meses em contato com as leveduras

Sem passagem em barrica

Teor Alcoólico: 12%

Apresenta uma bela cor amarelo palha e brilhante, com perlages finas, muito intensas e persistentes.

Sua força visual se reflete na intensidade de seus aromas: muita fruta: fruta tropical, fruta cítrica. Também é possível perceber a acidez do fermento de pão, trazendo um frescor ao nariz. Essa acidez se faz presente também no paladar: equilibrada e refrescante. Um espumante intenso, macio, cremoso. Preenche a boca. É possível sentí-lo no paladar por um bom tempo.

Meu Vivino : 3,5 estrelas

Ideal para acompanhar pratos da culinária brasileira, japonesa, tailandesa, chinesa e contemporânea, além dos acompanhamentos clássicos para este tipo de vinho. Adapta-se perfeitamente como aperitivo, podendo acompanhar o curso inteiro de uma refeição e, dependendo da sobremesa, chegar até ela.


* Este espumante ficou em 2º lugar com 90 pontos (1º lugar ficou com 91 pontos) no concurso de espumantes promovido pela revista Bon Vivant. ainda a ser divulgado. 👏👏👏


Peque sua taça e...Tim-Tim! 🍷🍷

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page