top of page

UVA AZEDA (Sour Grapes)

"O vinho é vivo.

Não é uma bebida.

Não é uma ferramenta.

Não é uma mesa, um prato ou um carro.

Ele está vivo."


Sour Grapes é um documentário que conta a história do maior falsificador de vinhos raros do mundo. Apresenta o mercado do vinho ao mundo. Um mercado cheio de glamour e também, muito sensível à fraudes, onde as pessoas bebem o status, o luxo que o vinho traz e não, a maravilha engarrafada que de fato ele é.


O jovem Rudy, ciente desta ganância por glamour, surge como um expert em vinhos, e começa a participar de leilões de vinhos caros e raros e vai arrematando tudo o que vê pela frente. Tentando fazer parte deste grupo seleto de colecionadores e amantes de vinho, começou a realizar generosas reuniões como anfitrião, onde proporcionava experiências magníficas aos seus novos amigos, com as raridades que abasteciam a sua adega. E que bela adega!


Porém, o mercado começou a inflacionar. Ninguém mais conseguia arrematar os leilões. E então Rudy começou a vender os vinhos da sua adega por preços exorbitantes. Foi então que chamou a atenção de Laurent Ponsot, dono da vinícola Domaine Ponsot, em Borgonha, que viu seus vinhos (clos de la roche, clos saint denis, ...) serem vendidos com rótulos de safras que jamais existiram. A farsa então havia sido descoberta.


O documentário é divertido, intrigante, envolvente como um cabernet equilibrado e ácido como um fresco sauvignon blanc. Deixa o expectador ansioso por descobrir como essas falsificações de vinhos tão preciosos, como por exemplo, o Romanée-Conti, foram feitas: rótulos falsificados, garrafas reaproveitadas, vinhos recriados, ..., enganando os maiores colecionadores dos EUA.


Neste momento, é possível perceber que não apenas bebemos o vinho e sim, toda a experiência que ele proporciona. Beber um vinho raro é se encher de prazer de ter aquela taça em mãos.

Assista no Netflix. Imperdível para os amantes de vinho.

Pegue a sua taça e... Tim-Tim!

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page