top of page

Pericó (Brasil) - Cave Nacional

A Cave Nacional é uma loja especializada em venda de vinhos brasileiros pela internet.

A loja possui um depósito localizado no Centro, Rj,

e é lá que acontecem as degustações.

Hoje, a prova dos vinhos foi uma degustação da Vinícola Pericó.


Quem comandou a degustação foi o Rodrigo Colognese, sommelier, técnico em enologia e representante de vendas da Vinícola.

Rodrigo conduziu a degustação de maneira descontraída (que aliás, é o princípio nº 1 da Cave Nacional) e nos encheu de muita informação.


A Pericó fica localizada em São Joaquim, SC, cidade conhecida como a mais fria do país, há 1.300 metros acima do nível do mar. A região é repleta de basalto, o que justifica o nome de alguns de seus vinhos, e a presença dessas pedras faz com que as raízes se aprofundem por 1.800 metros. São 15 hectares de terreno, sendo considerada uma vinícola de pequeno porte, produzindo cerca de 150.000 kg de uva por ano. As uvas estão dispostas em sistema de espaldeiras, há 80 cm do chão, mais baixo que o normal devido aos fortes ventos que existem na região. Todas essas características permitem que a Pericó faça vinhos incríveis.


Fomos tão bem recepcionados com este belo espumante rosé que não tive nem tempo de tirar foto das suas belas perlages para apresentar aqui pra vocês, mas acreditem em mim: finas, intensas e cremosas!!!!


Confere como foi a degustação:


Difícil apontar um destaque nesta degustação. Todos os vinhos foram igualmente incríveis.

Talvez, 1 tenha me surpreendido: o Basaltino. Eu não sou muito fã de pinot noir: acho muito leve para o meu gosto, mas este estava incrível. Vale conferir. Na Cave Nacional tem. Veja aqui.


O Benedictum também merece umas palavrinhas extras: Esta é a 1ª safra comercializada, 2012. Cada garrafa foi produzida com 1,5 kg de uva, o que confere mais estrutura ao vinho. Um vinho de guarda, com uma rolha maior que o normal, menos porosa e com uma garrafa mais grossa. O 1º vinho ultra premium da vinícola. Também tem na Cave Nacional e super vale conferir. Veja aqui.


Ahhhh... e também quero falar de um vinho que não esteve presente nesta degustação, mas tive a oportunidade de prová-lo no evento Coisa Nossa Vinhos e etc. Um sucesso só: Basalto: 75% Cabernet Sauvignon e 25% Merlot. Um aroma agradável de especiarias e leve madeira. Na Boca, volumoso e persistente. E adivinhem só... também tem na Cave Nacional :-D. Veja aqui.


Bons vinhos a todos e até a próxima degustação!


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page