top of page

Circe – O fim de uma safra

Circe era considerada a Deusa da lua nova, do amor físico, da feitiçaria, dos encantamentos, sonhos precognitivos, das maldições, vinganças, magia negra, bruxaria e caldeirões.  


Mas aqui na nossa degustação, prefiro ficar só com a parte do encantamento. 😁

E também foi por conta desta parte que a vinícola HELIOS escolheu a Circe para simbolizar este vinho ícone que tanto encantou os mais variados paladares. 

(Circe está muito bem representada neste rótulo maravilhoso que traz

o seu nome e a lua (cheinha de crateras em alto relevo 😱), Deusa da Lua.)


O Circe é feito 100% da 🍇 sauvignon blanc. Ela confere ao vinho toda a sua personalidade que se expressa em aromas e sabores marcantes de maracujá e vegetais e, em um frescor especial. Um vinho de personalidade, fácil de beber.


Este vinho foi produzido na Serra Catarinense, onde a HELIOS encontrou o terroir perfeito para a 🍇 sauvignon blanc. A 1300 m de altura, o solo traz como marca registrada das regiões frias, uma acidez marcante que deixa o vinho presente por mais tempo na boca e realça o seu frescor natural.

🍇 Sauvignon Blanc


A vinícola foi Fundada em Jan/14, através de uma sociedade entre amigos que costumavam se reunir em volta de taças e garrafas de vinho para se divertir e trocar experiências. Eles decidiram se juntar e resolveram que a vinícola atuaria mais especificamente na produção, distribuição e comercialização de vinhos finos e espumantes nacionais. Mas hoje, a HELIOS quer ir além, quer passar informação, cultura, mostrar o que o Brasil tem de melhor e acima de tudo "quer oferecer o que o vinho pode proporcionar: experiências inesquecíveis entre amigos e familiares. Momentos que ficarão marcados na memória. Isto é a HELIOS."


Para tornar real este sonho, a HELIOS conta com a experiência e competência do enólogo Marcos Vian. Ele escolhe o terroir ideal (vinícolas familiares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que estejam fora da rota do vinho), fiscaliza toda a matéria-prima que vai para a máquina e vira suco e, acrescenta os fermentos que transformam a uva em vinho.


Como assim, "escolhe o terroir ideal"?

Sim... a HELIOS não tem uma vinícola própria montada. Eles encomendam seus vinhos. O produtor é escolhido para fazer o vinho: "é um corte diferente, um vinho só deles, que não pode ser comercializado por mais ninguém.". Essa flexibilidade permite a criação de vinhos exclusivos e diferenciados e traz a HELIOS para mais perto de seus clientes.


A vinícola queria um símbolo que representasse a sua nova trajetória e o seu renascimento. E o Sol representa isso: ele nasce e morre todos os dias e, todos os dias, a gente tem uma nova oportunidade, uma nova chance. E além de tudo, o Sol é muito importante para a uva, para o vinhedo. E pesquisando um nome para a vinícola, eles se interessaram pela história do HELIOS, Deus do Sol, na mitologia grega. E mais que isso, a vinícola vai contar esta história tão intensa através dos rótulos dos seus vinhos.


Agora que já conhecemos um pouco sobre a vinícola, vou falar sobre a degustação que aconteceu no dia 12-set-17, na Cave Nacional.


Quem conduziu a degustação foi o enólogo e sommelier Rafael Puyau: um profissional de respeito, que sabe tudo sobre vinho. 🍷🍷

Rafael falou sobre a nossa Deusa Circe, a história da 🍇 Sauvignon Blanc e apresentou a vinícola HELIOS e seus vinhos premiados.

Não podia ser melhor! 👏👏👏👏

Ana Borba e Rafael Puyau


Também estiveram presentes à degustação, o sócio Augusto Borella e a Diretora de marketing Michelle Sani Borella.

A vinícola preza pelo contato com seus Clientes, por isso, sempre que possível, seus sócios se revezam e comparecem aos eventos onde seus vinhos estão envolvidos. 👏👏👏👏

Ana Borba, Augusto Borella e Michelle Sani Borella



E finalmente, a parte boa: a degustação dos vinhos. 🍷🍷

Foram degustados 3 vinhos: espumante, tinto e branco. Nesta ordem.

Nesta ordem???? Não deveria ser o branco antes do tinto?

Simmmmm... mas como a estrela aqui hoje é o Circe, ele ficou para o final. 😉



🍷 HELIOS ESPUMANTE BRUT 🍷

70% Chardonnay, 30% Sauvignon Blanc

Região: São Joaquim, Serra Catarinense

Teor alcoólico: 12%

Não safrado

Um espumante de cor amarelo ouro claro com reflexos verdes, perlages intensas, finas e elegantes.

Muito aromático, frutado, destacando as frutas: brancas e secas e, o toque do maracujá trazido pela 🍇 sauvignon blanc.

A fruta do nariz aparece na boca de forma leve, refrescante, persistente, com bom volume. Apresenta uma cremosidade incrível e acidez equilibrada. Deixa a boca limpa e com um final super agradável. Fácil de beber.



🍷 HELIOS BLEND "5" 🍷

60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 10% Tannat

Região: Guaporé, RS

Teor alcoólico: 13%

Safra: 2013


Um vinho bastante aromático (característica dos vinhos da HELIOS, de modo geral), frutado, madeira presente (12 meses em barrica de carvalho francês), especiarias e uma doçura de frutas em compota.

Em boca, ele é encorpado, macio, taninos equilibrados, final de boca longo e marcante que pede comida. Se você conseguir (pra mim é difícil 😉), guarde-o por mais algum tempo, ele tem um ótimo potencial de guarda e irá evoluir de maneira digna, deixando o vinho ainda mais elegante.


E aí, eu me perguntei: Por que "5"?

Quando o vinho ficou pronto, os sócios da HELIOS promoveram uma degustação de teste de aceitação do vinho. Importante dizer que esta degustação foi às cegas e que junto com este vinho, foram colocados 2 de custo mais baixo que o deles e outros 2 de custo mais elevado, numerados de 1 a 5, onde eles esperavam que o vinho deles superasse os  de custo mais baixo e que "perdesse" para os de custo mais alto.

E o que aconteceu? Todos pediam: "Quero mais um pouco do 5", "Me dá mais do 5 também", "Eu também... do 5", ...

Quando os vinho foram revelados... voilá... a HELIOS havia feito um vinho incrível e que surpreendeu a todos. 👏👏👏👏

E então, para eternizar aquele momento, o vinho recebeu o nome "5". 



🍷 HELIOS CIRCE 🍷

100% Sauvignon Blanc

Região: São Joaquim, Serra Catarinense

Teor alcoólico: 13%

Safra: 2014


Um vinho muito aromático e refrescante tanto no nariz quanto na boca. As características da 🍇 sauvignon blanc estão muito presentes neste vinho quando sentimos maracujá e grama.

Paladar marcante, intenso e persistente, com uma acidez presente, fresco, leve, preenche a boca. Um vinho de personalidade.


E pra mostrar esta personalidade e versatilidade, fizemos uma harmonização do Circe com chocolate 63% cacau e pimenta rosa.

A acidez do vinho cortou a untuosidade do chocolate e acompanhou a aromaticidade da pimenta. Uma combinação de respeito.

Fornecido pela Chocoltaier Mirian Rocha



E assim, fechamos a nossa degustação!!!

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh


Mas ó... vem coisa boa por aí... a HELIOS está procurando um terroir para produção de outro branco maravilhoso e, já está em parceria com a Vinícola Plátanos, RS, para produção de um rosé da 🍇 pinotage.


E se você correr, ainda encontra o Circe no site da Vinícola HELIOS e na Cave Nacional.

Mas ó... corre mesmo... são as últimas garrafas.


Que venha a próxima safra!!!

Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷







POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page