Em dez/2007, os irmãos Magda e Márcio Brandelli, pertencentes à quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos, se juntaram para criar uma nova vinícola, pois desejavam elaborar vinhos de uma forma inovadora e moderna. E então, em ago/2008, eles fundaram a Vinícola Almaúnica.
A primeira safra de vinhos a ser engarrafada na vinícola aconteceu em 2009, onde foram produzidas 5.000 garrafas de merlot, com mudas trazidas da França. Hoje, o portfólio da vinícola é composto por 15 vinhos:
3 BRANCOS
8 TINTOS
4 ESPUMANTES
A vinícola está localizada no Vale dos Vinhedos, RS, possui 2,5 hectares de vinhedos plantados em suas terras e mais 10 hectares em parceiros no próprio Vale. A qualidade das uvas e do processo de elaboração dos vinhos pelos parceiros é todo acompanhado por profissionais da Almaúnica.
Um dos principais diferenciais na elaboração de vinhos e espumantes Almaúnica é o uso da gravidade: a uva vai para os tanques por gravidade, sem bombeamento, evitando que sementes e cascas sejam esmagadas junto com o mosto, alterando o sabor da bebida. Além disso, o envase dos barris e o engarrafamento são também por gravidade, evita a entrada de oxigênio, o que oxidaria o vinho.
O diferencial de tecnologia trouxe resultados incríveis para seus vinhos, lhes garantindo algumas premiações:
Avaliação Nacional de Vinhos | 18ª Edição | Safra 2010: entre os 16 vinhos mais representativos - Reserva Cabernet Sauvignon 2010
Avaliação Nacional de Vinhos | 18ª Edição | Safra 2010: entre os 30% melhores vinhos avaliados - Reserva Merlot 2010
Avaliação Nacional de Vinhos | 18ª Edição | Safra 2010: entre os 30% melhores vinhos avaliados - Reserva Syrah 2010
Avaliação Nacional de Vinhos | 19ª Edição | Safra 2011: entre os 30% melhores vinhos avaliados - Reserva Syrah 2011
Agora que já conhecemos um pouco sobre a vinícola, vou falar sobre a degustação que aconteceu no dia 21-set-17, na Cave Nacional.
Quem conduziu a degustação foi a proprietária Magda Brandelli. Foi uma experiência única! 👏👏👏
Ana Borba e Magda Brandelli
Foram degustados 5 vinhos: 1 branco e 4 tintos.
Na verdade, foram 5 tintos porque o quinto vinho, Almaúnica Parte 2, estava fora da degustação, mas nós compramos ele e pedimos para Magda fazer a apresentação. E foi uma maravilha!!! 😉
🍷 RESERVA RIESLING 🍷
🍇 100% Riesling Itálico 🍇
Teor alcoólico: 12%
Safra 2017
Um vinho de cor amarelo ouro claro com reflexos esverdeados, bem marcados pela sua juventude.
Muito aromático, característica marcante da 🍇 riesling itálico, toques florais e de frutas, destacando a maçã verde.
A maçã verde traz uma acidez equilibrada e um frescor ao paladar. Apresenta um corpo leve, que lembra o verão. Fácil de beber.
🍷 RESERVA PINOT NOIR 🍷
🍇 100% Pinot Noir 🍇
18 meses em carvalho francês
Teor alcoólico: 13%
Safra 2014
Um vinho com aromas intensos de frutas vermelhas, chocolate e um toque de café (vindo dos 18 meses em barricas novas de carvalho). Um aroma diferente.
Em boca, ele é leve, frutado, delicado, estruturado, equilibrado e com boa persistência. A madeira não predomina apesar dos 18 meses de maturação. Um vinho muito elegante e saboroso. Eu que não sou muito fã de pinot noir (muito leve para meu paladar), achei esse incrível. 👏👏👏
Acho que estou começando a me render ao pinot... no momento certo, ele arrasa.
🍷 RESERVA MALBEC 🍷
🍇 100% Malbec 🍇
16 meses em carvalho: 50% francês e 50% americano de 1º e 2º usos
Teor alcoólico: 13,5%
Safra 2013
Um vinho que se destaca pelos seus aromas, muita fruta no nariz: negras e vermelhas, um adocicado da baunilha e do chocolate.
As frutas também se destacam no paladar, com uma boa persistência e equilíbrio, trazendo um final de boca bem agradável. Apresenta taninos macios e elegantes. Um vinho que apesar de pedir comida, é fácil de beber. Quem conseguir guardá-lo (queria ter essa força de vontade. hehe...) terá um vinho primoroso e cheio de personalidade daqui 10 anos.
🍷 RESERVA SYRAH 🍷
🍇 100% Syrah 🍇
20 meses em carvalho: 50% francês e 50% americano de 1º e 2º usos
Teor alcoólico: 13,5%
Safra 2014
Aromas intensos e marcantes de frutas maduras, especiarias, couro e tostado.
Com paladar intenso, persistente, estruturado e equilibrado, ele preenche a boca. Apresenta taninos finos e macios, redondo. Um vinho pronto.
Em uma degustação às cegas de syrah que participei, este foi eleito o melhor vinho da noite, desbancando o Maria Maria (Brasil) e o DV Catena (Argentina). De tirar o chapéu!!! 👏👏👏
🍷 QUATRO CASTAS 🍷
🍇 40% Merlot, 40% Syrah, 12% Malbec, 8% Cabernet Sauvignon 🍇
24 meses em carvalho: syrah em americano e outras castas em francês
Teor alcoólico: 13,5%
Safra 2014
Aromas complexos e adocicados de frutas maduras em compota, baunilha, especiarias e tostado.
Paladar potente, encorpado, estruturado, macio, taninos presentes, equilibrado, com excelente persistência. O corte foi preciso, garantindo o melhor de cada uma das castas. Um ótimo vinho para acompanhar pratos com sabores intensos e suculentos. Grande potencial de guarda.
🍷 PARTE 2 🍷
🍇 85% Merlot, 15% Cabernet Sauvignon 🍇
30 meses em carvalho francês de 1º uso
Teor alcoólico: 14%
Safra 2012
Sua cor escura e concentrada, revela aromas intensos de frutas em compota.
Paladar cheio de frutas, encorpado, equilibrado, taninos macios, intenso e persistente. Desce redondo. Muito saboroso.
O vinhedo localiza-se em frente à Almaúnica e o terreno, nas escrituras, é denominado Parte 2, por isso o nome do vinho. Ele segue o conceito de Grand Cru (parcelas de vinhedos e produtores de altíssimo nível). Suas uvas foram colhidas em 2012 (1ª safra) e foi engarrafado em 2015. Potencial de guarda de 15 a 20 anos.
Apesar de não ter feito parte da degustação, não posso deixar de falar do Super Premium Chardonnay 2016. Eu o experimentei na Cave Nacional enquanto esperava o pessoal chegar: de cor amarelo ouro brilhante, traz ao paladar toda a estrutura e a potência de 16 meses de maturação em barrica de carvalho. Um vinho elegante, persistente e de paladar marcante. Nota 1000!!!
🍇 100% Chardonnay 🍇
16 meses em carvalho francês de 1º uso
Teor alcoólico: 13%
Safra 2016
E assim, fechamos esta incrível degustação com vinhos de primeiríssima qualidade.
Ana Borba, Magda Brandelli e Ana Paula Barreto (Las Chicas del Vino)
Onde você estava Martaaaaa????
Ana Borba, Um casal nota 10, Magda Brandelli, Marcela Lopes e Rodrigo Abalem (Coisa Nossa Vinhos e etc)
Até a próxima.
Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷