A vinícola Pizzato Vinhas e Vinhos foi criada pela família Plínio Pizzato em 1999 para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras. O 1º vinho produzido foi o Pizzato Reserva Merlot, em 1999, que tornou-se um ícone da vinícola.
A Pizzato trabalha com 2 propostas de vinhos: linha Fausto e a linha Pizzato.
FAUSTO
A linha recebeu este nome porque seus vinhedos estão localizados em Doutor Fausto de Castro, município de dois Lajeados, Serra Gaúcha.
Fausto, de Pizzato, é a linha de vinhos de característica mais frutada, jovem e de corpo médio. O processo de vinificação prioriza a coleta de estrutura e manutenção de aromas secundários frutados provenientes de uvas de baixa produção por planta. Vinhos fáceis de beber e de ótimo custo benefício.
PIZZATO
A linha Pizzato tem seus vinhedos localizados em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, onde está também a residência da família. Alguns dos vinhos produzidos nesta região passam por critérios de qualificação analítica e sensorial e por isso, podem ostentar o selo identificador de origem e qualidade, D.O.V.V, Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
Pizzato é a linha de vinhos mais concentrados, complexos e com boa capacidade de amadurecimento. Provêm de vinhedos mais antigos, de baixa produção, que permitem que os vinhos melhorem com o passar dos anos.
A vinícola hoje tem uma produção de 270mil garrafas/ano, sendo 80% destinadas ao mercado interno e 20% ao mercado externo. A capacidade da vinícola é de 450mil garrafas/ano, então, podemos esperar muitas maravilhas ainda por aí.
Agora que já conhecemos um pouco sobre a vinícola, vou falar sobre a degustação que aconteceu no dia 10-out-17, na Cave Nacional.
Quem conduziu a degustação Vertical do Gran Reserva branco da Pizzato - Legno foi a enóloga e representante técnica da vinícola Caroline Vizzotto Chieli. Foi uma experiência incrível! 👏👏👏
Ana Borba e Caroline Vizzotto
Degustação vertical???
Siiiimmmm... É um formato de degustação que acontece quando são selecionadas pelo menos duas ou mais garrafas de um mesmo vinho, de um mesmo produtor, de safras (ano de colheita) diferentes. Neste caso, foram 4 garrafas do vinho branco Gran Reserva Legno da Pizzato das safras 2016, 2014, 2012 e 2011. Nesta ordem.
Por que esta ordem???
Porque os vinhos mais jovens, de colheitas mais recentes, são mais frescos, mais fáceis de beber, e é mais interessante acompanhar a evolução, a integração dos elementos como álcool, tanino e acidez, os aromas, notando se melhoraram ou pioraram com a influência do tempo. Mas, também pode-se começar pelos mais velhos, safras mais antigas. O importante é que se siga uma ordem, crescente ou decrescente, tanto faz.
Mas antes de iniciarmos esta vertical, a Carol trouxe, de entrada, o espumante PIZZATO VERTIGO.
🍇 87% Chardonnay, 13% Pinot Noir 🍇
Teor alcoólico: 13%
Sem dégorgement (não filtrado)
Misture ele lentamente, antes de colocar em taça. Após isso, sirva e você verá um belo espumante de cor amarelo palha, turvo (pois não houve retirada das borras), com perlages extremamente finas e intensas e, uma espuma delicada e cremosa.
Um intenso aroma de fermento de pão e um delicado toque de abacaxi, trazendo uma certa acidez ao nariz.
Em boca, ele é... ele é maravilhoso!!! Envolvente, persistente, com uma acidez bem fresca (nature) que traz uma mineralidade ao paladar. Seu corpo e estrutura, o torna um espumante bem gastronômico, capaz de acompanhar excelentes pratos. Wow!!! 👏👏👏
Bom... então é chegada a hora da degustação vertical. E ela foi assim 👇
🍷 LEGNO PIZZATO 2016 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
13 meses em carvalho francês (1º, 2º e 3º usos)
Fermentação integral em barrica
Teor alcoólico: 13%
Safra 2016
De cor amarelo palha límpido e brilhante, traz um incrível aroma de abacaxi integrado com madeira. A madeira não predomina apesar dos 13 meses de maturação. Também percebi um aroma amanteigado e levemente adocicado, bem agradável.
Um vinho leve, fresco, elegante e cheio de sabor. É possível sentir o toque da madeira (mas ela é mais presente no nariz que na boca). Cheio de estrutura e persistência. Um vinho que apesar das dificuldades da safra de 2016 conseguiu extrair o que havia de melhor das videiras. Adorei!
🍷 LEGNO PIZZATO 2014 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
12 meses em carvalho francês (1º, 2º e 3º usos)
Fermentação integral em barrica
Teor alcoólico: 13%
Safra 2014
De cor amarelo ouro claro, brilhante e com muitos reflexos dourados, traz um aroma mentolado que deixa o nariz bem fresco, uma presença bem delicada de madeira e um abacaxi não muito doce.
Em boca, possui uma acidez menos marcante que a safra 2016, mas presente. Tem um início marcado pela madeira, mas logo diminui a intensidade. Apresenta um bom corpo, equilíbrio e persistência.
🍷 LEGNO PIZZATO 2012 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
7 meses em carvalho francês (1º e 2º usos)
Fermentação integral em barrica
Teor alcoólico: 13%
Safra 2012
Coloração muito semelhante ao 2014: amarelo ouro claro, brilhante e com muitos reflexos dourados, traz um aroma bastante perfumado, cheio de frutas e erva fresca.
As frutas secas se destacam no paladar e possuem boa persistência. Apresenta uma acidez mais equilibrada que a safra 2014. Tem menos madeira e é mais mineral. Se destacou positivamente para o meu paladar, junto com o vinho da safra 2016. Bem saboroso.
🍷 LEGNO PIZZATO 2011 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
8 meses em carvalho francês (1º uso)
Fermentação integral em barrica
Teor alcoólico: 13%
Safra 2011
De cor amarelo ouro intenso, traz um aroma marcante de pão tostado e um leve mentolado.
Com paladar intenso, persistente, estruturado e equilibrado, ele preenche a boca. As frutas tropicais se destacam e o mentolado do nariz também aparece na boca.
E assim, fechamos mais uma degustação de excelentes vinhos da Pizzato Vinhas e Vinhos.
Eu, particularmente, adoro vinho branco que passa em barrica. O Legno tem uma passagem discreta em barrica e mesmo assim é possível perceber aquele toque especial que esses barris maravilhosos dão ao vinho.
Até a próxima.
Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷