No dia 18-jan-18, aconteceu na sala VIP do Novotel RJ Botafogo, o 2º encontro da Confraria ENO Lógico, comandada por Rafael Puyau, um dos membros do quadro de professores da Eno Cultura, seus ex-alunos do Wset-RJ e amantes da bebida de baco que leram o post sobre o 1º encontro e ficaram interessados na proposta da Confraria: estudar, praticar, trocar sensações, experiências e conhecimentos.
O tema de hoje foi A pureza dos vinhos orgânicos.
Mas, o que são vinhos orgânicos?
São vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico, sem introdução de produtos químicos, utilizando apenas defensivos orgânicos, procurando dentro da natureza as alternativas naturais. Em outras palavras, não são utilizados agrotóxicos.
Rafael e Jean Pascal Chalard, responsável pela Só Vinho Importadora, levaram 6 rótulos franceses "organicamente saudáveis e produzidos com respeito à natureza" nas regiões do Vale de Loire e Languedoc. 👏👏👏
Vale do Loire: clima e uvas predominantes
Foi uma maravilha!!! 🇫🇷
E mais uma vez, Camila Puyau trouxe comidinhas orgânicas nham nham pra gente se deliciar.
Delícia Pura! ☺
A galera que esteve presente nesse encontro teve o prazer de degustar 6 excelentes vinhos, acompanhados de comidas saudáveis e deliciosas e para completar este momento, cada vinho foi harmonizado com uma música. É isso mesmo!!! Cada vinho foi degustado ao som de uma música escolhida pelo Jean. Foi incrível!!!
Os Sortudos 😉
🍷 CUVÉE T VOUVRAY AOC BRUT🍷
🍇 100% Chenin Blanc 🍇
Safra: 2012
Região: Vouvray, Loire Central 🇫🇷
Teor alcoólico: 12,5%
Método tradicional
12 meses de autólise
🎵 9ª Sinfonia, Beethoven.
Apresenta coloração palha e perlages extremamente finas e abundantes.
Um aroma bem fresco e marcado por frutas (destacando a maçã verde) e fermento de pão (resultado dos 12 meses em contato com suas leveduras).
No paladar traz uma acidez viva e equilibrada que faz a gente salivar bastante. Apresenta uma mousse incrível, muito cremosa e agradável. Um espumante persistente, estruturado, envolvente. Vai super bem com aperitivos e uma comida delicada. Gostei muito, principalmente por causa da acidez presente. Adoooro quando o vinho dá água na boca. 😉
🍇 Chenin Blac é uma casta branca originária da região do Vale do Loire, França. Essa 🍇 é considerada uma especialidade na África do Sul, onde é chamada de Stein. É uma 🍇 muito versátil. Em climas quentes, aproxima-se mais da uva chardonnay, viognier e da torrontés. Em climas frios, lembra a sauvignon blanc, alvarinho e a pinot grigio.
🍷 LES PARCELLES MUSCADET 🍷
🍇 100% Melon de Bourgogne 🍇
Safra: 2015
Região: Muscadet, Baixo Loire 🇫🇷
Teor alcoólico: 11%
🎵 País Tropical, Jorge Ben.
Seus aromas são muito delicados. O primeiro aroma se destacou por sua mineralidade, frescor e um toque cítrico. Com o tempo em taça, o aumento da temperatura fez aparecer aromas mais frutados e um leve adocicado. A delicadeza dos aromas se repete no paladar apesar da acidez alta. Destaque para o cítrico. Um vinho bem equilibrado, leve, fresco e com uma certa untuosidade. Minha primeira experiência com esta uva. Um vinho festivo. Curti! 👍
🍇 Melon de Bourgogne é uma casta branca originária da Borgonha, França. Surgiu através do cruzamento entre a Pinot blanc e Gouais blanc. É extensamente cultivada no Baixo Loire, onde é conhecida como Muscadet.
O método de elaboração característico dos vinhos muscadet é o Sur Lie (sobre borras), quando o vinho envelhece em seus resíduos (leveduras da fermentação) e é engarrafado diretamente do tanque. Esta técnica dá vida, frescor ao vinho e às vezes gera uma leve sensação de dióxido de carbono (agulha ou efervescência) em sua língua.
🍷 BEE FAMOUS ORGANIC CHARDONNAY 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
Safra 2015
Região: Languedoc 🇫🇷
Teor alcoólico: 13%
🎵 Fina Estampa, Caetano Veloso.
A influência do clima continental já mostra no nariz toda a sua força: região mais quente 👉 um vinho com teor alcoólico superior e mais adocicado, se comparado com os vinhos do Baixo Loire. Um vinho bastante aromático que traz um mel agradável no nariz.
Apresenta uma boa acidez (menor que a dos vinhos anteriores), muita fruta (se destacando o melão), frescor, persistência e equilíbrio. Final de boca marcante. Um vinho mais estruturado e gastronômico.
🐝 Linha Bee Famous: A videira precisa se defender de pragas. Como este vinho é orgânico, nada químico é usado em seu processo, então, o viticultor, se cerca de abelhas, como defensivo natural. Por isso, o nome dessa linha de vinhos.
🍷 LA ROSÉE 🍷
🍇 100% Pineau d'Aunis 🍇
Safra: 2015
Região: Touraine, Loire Central 🇫🇷
Teor alcoólico: 10,20%
🎵 Adagio, J. S. Bach.
Uma cor bem diferente de rosé, elaborado pelo método de prensagem direta, onde o vinho ganha a cor durante o processo de prensagem. As cascas da 🍇 Pineau d'Aunis ficaram em contato com o mosto apenas por algumas horas.
Um vinho com aromas adocicados e bastante frutados. Uma uva diferente que traz uma certa picância ao paladar, uma boa estrutura e peso em boca. Gastronômico. Um vinho de paladar diferente que não me agradou muito.
🍇 Pineau d’Aunis é uma variedade antiga, cuja história teve início na Idade Média, no tradicional Vale do Loire. O cultivo da Pineau d’Anis está cada vez mais raro, limitado apenas a elaboração de vinhos tintos e rosés no Loire. Quando as vinhas da Pineau d’Anis são cultivadas em temperaturas mais quentes, semelhante ao clima encontrado em Provence, é capaz de produzir vinhos tintos interessantes.
🍷 BEE FAMOUS ORGANIC CABERNET SAUVIGNON 🍷
🍇 100% Cabernet Sauvignon 🍇
Safra: 2016
Região: Languedoc 🇫🇷
Sem passagem em barrica
Teor alcoólico: 13%
🎵 Flor de Lis, Djavan.
100% cabernet sauvignon... não crie expectativas. Um cabernet diferente: cheinho de frutas vermelhas no nariz, pimenta e um leve dulçor quando evolui em taça, remetendo à uva passa.
Um vinho de corpo médio, simples, equilibrado, frutado e fácil de beber. Para beber sem compromisso.
🍷 LES ATHLETES DU VIN CHINON CABERNET FRANC 🍷
🍇 100% Cabernet Franc 🍇
Safra: 2015
Região: Chinon, Loire Central 🇫🇷
6 meses em carvalho francês de 60HL
Teor alcoólico: 12,5%
🎵 Samba da Portela.
Já declarei algumas vezes o meu amor por vinhos elaborados com esta 🍇. E este não foi diferente.
Um vinho bastante aromático que exala muitas frutas vermelhas frescas e que se transferem para o paladar de forma delicada, leve, com taninos equilibradinhos e macios. Desceu redondo. Muito agradável. Pra mim, foi o top da noite.
Linha Les Athlètes du vin - Os Atletas do Vinho - Vinho Saudável. São 5 vinhos: 100% sauvignon blanc, 70% melon de bourgogne + 30% chardonnay, 100% cabernet franc, 100% pinot noir e 100% pineau d'aunis.
#######################
E assim, fechamos esta delícia de degustação.
Cada vez mais tenho experimentado vinhos orgânicos. Cada rótulo, uma bela história.
Obrigada Rafael por esta oportunidade única.
Bora para o próximo encontro que será um painel de Syrah e que contará com a presença do Crozes-Hermitage de Jean Chave, um dos melhores produtores de Syrah do Vale do Rhône e do mundo!!
Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷