Vinho Fino x Vinho de Mesa
- Ana Borba
- 11 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Os termos Vinho de Mesa e Vinho Fino se diferenciam nas espécies de uvas das quais são produzidos: Vitis vinifera e os feitos com outras espécies.
Vinho Fino é aquele produzido, exclusivamente, com as variedades da Vitis Vinifera (europeias, uvas de melhor qualidade), que é a espécie tradicionalmente cultivada para produção de vinho: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Pinot Noir, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, etc.

Vinho de Mesa é aquele produzido com variedades Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia e Vitis bourquina (americanas, uvas de qualidade inferior às europeias), que além de produzirem vinho, são bastante recomendadas para a produção de sucos e uvas passas: Niágara, Isabel, Concord e Bordô.

Entendendo o rótulo
Se em um rótulo ou contrarrótulo de vinho constar a denominação Vinho Fino, quer dizer que a bebida é composta exclusivamente de uvas de melhor qualidade. E mesmo que venha escrito Vinho de Mesa Fino, a bebida será completamente elaborada a partir de uvas Vitis vinifera, ainda que conste a palavra "Mesa" no rótulo. Os vinhos finos são mais límpidos e brilhantes, lembrando frutas e flores.

Assim, vinhos cujo rótulo consta apenas o termo Vinho de Mesa é que serão elaborados com uvas americanas. Vinhos de Mesa possuem aromas rústicos, paladar muito intenso e simples.

Por que diferenciar?
O Brasil é um dos poucos países que permite a produção de vinhos com uvas americanas (de mesa).
Esse tipo de vinho caiu no gosto popular do brasileiro devido ao preço ser mais barato, e não propriamente pelas suas qualidades. Por isso, foram criadas regras de diferenciação dos vinhos finos e os de mesa. Assim, antes de comprar sua garrafa de vinho, leia com atenção todas as informações do rótulo para se certificar de que você está escolhendo realmente o tipo de vinho que procura.
Comments