O banquete de Babette ofereceu
felicidade e renovação.
A Festa de Babette é um clássico de 1987 que aborda diversas temáticas: religiosa, histórica e a, melhor de todas, a enogastronômica! ;o)
O filme se passa na Dinamarca, século XIX, onde 2 irmãs vivem sozinhas após a morte de seu pai.
Um dia, elas recebem a visita de uma moça que estava fugindo da repressão em Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira na casa. E assim, Babette vive por ali durante 12 anos.
Até que Babette recebe a notícia de que é a ganhadora de um super prêmio na loteria. Após pegar o prêmio, ela decide preparar um grande e suntuoso jantar francês e o oferece para toda a comunidade como forma de agradecimento... O Banquete de Babette!
Dá só uma olhadinha nessa harmonização que é de encher a todos de orgulho, inclusive os convidados paroquianos de Babette que, no início, ficam assutados e sentem-se envolvidos num conflito entre a religião e os prazeres da comida francesa. Mas, com o passar da noite, todos acabam rendendo-se ao incrível banquete. E quem não se renderia???? Eu não, com certeza!!!!
Sopa de Tartaruga Gigante, com Amontillado (vinho Jerez de cor âmbar, seco e fortificado, de origem espanhola)
Blinis Demidoff (caviar com creme azedo), com Veuve Clicquot (champagne safrado de 1860)
Codornas assadas com trufas e foie gras, Clos de Vougeot (vinho tinto de Bourgogne, originário das vinhas da Côte de Nuits, safra 1846)
Salada de folhas e legumes
Queijos variados
Bolo embebido em calda de rum
Frutas frescas variadas
café moído na hora acompanhado do cognac de Marc de Champagne (grapa com o bagaço das uvas de Champagne)
A maioria desses vinhos ainda podem ser encontrados por aí (clique nos seus respectivos nomes, acima), com exceção do conhaque Marc de Champagne
O filme ganhou muitos prêmios, dentre eles o de melhor filme de língua estrangeira no Oscar de 88.
Um filme de pecado? Pecado é não saboreá-lo! Assista no Netflix.
Pegue a sua taça e... Tim-Tim!