Técnicas de Degustação - Grand Cru
- Ana Borba
- 25 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
A Grand Cru atua no mercado de importação e distribuição de vinhos
com atualmente 45 unidades nas mais importantes cidades brasileiras.

A loja na qual foi ministrado o curso que eu fui, situa-se no Jardim Botânico, Rj.

A escola de vinhos da Gran Cru, Grand École, surgiu em 2015, da necessidade de treinamento para colaboradores da rede de lojas e profissionais dos bares, restaurantes e hotéis que contavam com os rótulos da Grand Cru em suas cartas de vinho. Com a chegada de profissionais de ponta como o italiano Massimo Leoncini, Sommelier Executivo do Grupo, e a francesa Amandine Castillon, Coordenadora de Produtos, a Grand École consolidou seu papel pedagógico e assumiu o objetivo de difundir a cultura e o consumo de vinho no Brasil.
Quem comandou o curso Técnicas de Degustação foi Massimo Leoncini, Sommelier Executivo do Grupo Grand Cru. Com duração de 3h (ficamos lá por 4h :-O), eu pude conhecer um pouco mais sobre o mundo dos aromas e sabores dos vinhos com exercícios práticos que proporcionaram uma experiência sensorial inesquecível!

O curso começou com apresentação das técnicas de identificação visual: cores, reflexos, arcos e lágrimas.
Em seguida, partimos para o exame olfativo para reconhecimento dos aromas: a importância de girar a taça (mas sem excessos) para ajudar na percepção e na importância da memória olfativa (experiência olfativa) para ajudar na identificação. Para tornar este exame mais divertido, participamos de um exercício prático às cegas de identificação de aromas, aromas que podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Foi uma experiência divertida e enriquecedora.

Praticamos também o exame gustativo (o momento mais esperado do curso :D), onde pudemos conhecer cada parte da nossa língua e que tipos de estímulos elas recebem quando degustamos um vinho. Os vinhos degustados foram:

Victoria Geisse Vintage 12 meses (Brasil)
Matetic EQ Coastal Sauvignon Blanc (Chile)
Bouchard Mâcon Villages (França)
Mazzei Fonterutoli Chianti Classico DOCG (Itália)
Pequeñas producciones Cabernet Franc (Argentina)
E a degustação foi acompanhada por pães, azeite, queijos e presunto cru.

Vou falar um pouquinho sobre cada um desses vinhos.





#############################
Todos os vinhos são bem saborosos, mas o destaque é para o espumante brasileiro: fino, delicado, cremoso, aromático. Nota 1000!
Comments