top of page

Vinhos por Renata Pedroso

Renata Pedroso,

Sommelière e Consultora de Vendas na Bebidas do Sul

"Meu maior desafio hoje,

é mostrar aos clientes mais conservadores

as diversidades dos nossos vinhos do Brasil.

1. Fale um pouco sobre você e como começou sua história com os vinhos. Você se inspirou em alguém para seguir esta carreira? Em quem?

Meu primeiro contato com vinhos começou quando ainda trabalhava como garçonete em um grande restaurante aqui de Porto Alegre. O gerente incentivava bastante o conhecimento da equipe e com isso promoviam cursos, palestras e degustações. Encantei-me com o conhecimento adquirido e comecei a buscar cada vez mais.

Sempre procuro saber sobre o papel que a mulher exerce no mundo do vinho, admiro bastante a Susana Balbo, sua história e seus vinhos.

2.Qual o seu papel como sommelière na Bebidas do Sul? Quais os seus principais desafios?

Sou uma consultora em vendas, minha missão aqui é descomplicar a compra do cliente, tanto o apreciador quanto quem está iniciando o hábito de beber vinhos. Auxilio os clientes com a escolha dos vinhos para as mais diversificadas ocasiões, sempre pensando no custo benefício e na harmonização correta.

Meu maior desafio hoje, é mostrar aos clientes mais conservadores as diversidades dos nossos vinhos do Brasil. Temos uma gama enorme de excelentes vinhos aqui no sul que ainda sofrem um certo tipo de “preconceito”.

3. Por que a harmonização do vinho é importante? Como escolher o melhor vinho para cada tipo de refeição?

A harmonização do vinho com qualquer tipo de comida é de extrema importância, pois eles se tornam ainda melhores quando combinados. Quando não fazemos essa combinação de maneira correta, a experiência pode se tornar um verdadeiro desastre.

4. Como está o mercado de trabalho para um sommelier? As empresas já reconhecem a importância de se ter um profissional como esse? O que você recomenda para quem quer ser um? Algum curso em especial?

O mercado tem olhado essa profissão com outros olhos ultimamente, pois o cliente final também está mais exigente e precisa de alguém capacitado para lhe auxiliar. Estudar, ter foco, se manter atualizado sempre, não ter medo de experimentar são boas dicas para quem quer se tornar um ótimo profissional. Cursos são bem interessantes também, a ABS tem sede em vários estados do Brasil e sempre ministra cursos maravilhosamente bem. A WSET que é uma instituição inglesa, faz cursos no Brasil inteiro também de diferentes níveis.

5. Qual a importância das degustações para quem quer conhecer um pouco mais sobre vinhos?

A degustação de vinho é a parte mais importante do ensinamento, toda a teoria é válida mas é somente no paladar que você realmente vai sentir tudo que o vinho transmite, o terroir, o clima de uma determinada região. Importantíssimo! É sempre bom também, fazer comparações entre 2 ou 3 vinhos da mesma uva porém de regiões diferentes para conhecer a diversidade da uva em cada país.

6. Sobre seus vinhos preferidos… qual nunca falta na sua adega?

Sou apaixonada pelo corte português do Alentejo (POR), pela Pinot Noir da California (EUA) e os nossos riquíssimos vinhos Brasileiros. Sempre tenho um Carmim Reguengos Garrafeira dos Sócios para ocasiões especiais, ou até mesmo os vinhos de entrada da vinícola Carmim que ficam em torno dos R$ 40,00 para o dia a dia.

7. Faça uma sugestão de um vinho e o prato que melhor harmoniza com ele.

Como uma boa gaúcha, não dispenso um Churrasco acompanhado do maravilhoso Tannat da Casa Venturini, vinícola aqui de Flores da Cunha, RS.

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page