Confraria Enófila, Gastronômica & Cultural - #4 - Pinot Noir Terra Andina
- Ana Borba
- 26 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Esse IV encontro, não foi tãããão trabalhoso pra mim, mas me tomou uns tempos de pensamento. Foi a minha vez de fazer sobremesa: ai que difícil!!!
Queria fazer algo que harmonizasse bem com pinot e só consegui pensar em mousse de chocolate MEIO AMARGO. Então encontrei uma receitinha fácil que só levava chocolate, ovo e manteiga. E lá fui eu...

Peguei o 1º chocolate meio amargo que vi na frente e trouxe pra casa e nem reparei: 40% cacau, ou seja, ficou doce :o(
E pra completar ficou pouco para o potinhooooo :o( potinho? hahaha... foi um super copo que eu cismei que tinha que ser nele. Mas aí, me deram a sugestão de fazer um chantily para completar o potinho ;o)

A pinot noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França. É uma uva de difícil cultivo, pois é muito sensível às mudanças climáticas e pragas. É a grande uva da região da Borgonha, sudeste da França, com a qual são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo entre os quais o Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeot e outros tantos grands crus. Também é cultivada na região da Champagne, e faz parte do "corte" (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe propriamente dito.
Além da Borgonha, vem mostrando resultados satisfatórios na Bulgária, na Califórnia, no Chile e na Patagônia Argentina. No Chile, a uva vem sendo cultivada, com bons resultados, em Casablanca, a leste de Valparaiso; no Vale de Santo Antonio, ao sul de Valparaiso e no Vale de Limarí, a cerca de 400 quilômetros ao norte de Santiago.
O Brasil apresenta bons vinhos, sem grande destaque, no entanto começa a chamar atenção principalmente nas regiões frias como Santa Catarina e Pinto Bandeira.

Foram degustados 4 pinots: 3 chilenos da vinícola Terra Andina e 1 francês (o intruso da vez). Todos foram comprados na mesma importadora e na mesma ocasião.

Dessa vez, eu fui voto vencido, ou melhor, eu fui a única do contra em relação aos preferidos desta edição.
RANKING CONFRARIA
1. Terra Andina Reserva Pinot Noir 2010, Chile - (não gostei. foi o último na minha preferência... quer dizer: não preferência né?! ;oD)
2. Les Plantes Nobles Pinot Noir Ropiteau 2015, França (INTRUSO) - (o meu preferido!!!)
3. Terra Andina Reserva Pinot Noir 2013, Chile - (também não gostei)
4. Terra Andina Reserva Pinot Noir 2014, Chile - (meu segundo preferido)

###################
DEGUSTAÇÃO




###################
HARMONIZAÇÃO GASTRONÔMICA
Entrada: Releitura de tartiflette com folhas verdes e lâminas de parmesão
Responsável: Joana Rangel

Prato principal: Boeuf Bourguignon
Responsável: Carlos Bezerra

Sobremesa: Mousse de chocolate
Responsável: Ana Borba (EU!!!!)
Fiquei um cadinho triste. Queria que tivesse ficado menos doce.
Da próxima vez, vou direto no chocolate AMARGO. Fica o aprendizado.

Tava tudo delícia. Até o vinho Terra Andina 2013 que eu não gostei, com a harmonização da comida trouxe outro paladar. Aí sim, eu vi vantagem :-D
Comments