top of page

Vinhos e Charutos: Ludmila Assad

Você já pensou em harmonizar vinho com charuto? Não?!

Nem eu ;-D Eu não fumo. Meu nariz não me permite. hahaha

Então, convidei minha amiga Lud para falar do charuto, uma paixão pessoal dela. E a desafiei na harmonização dele com vinho.


Ludmila e Davidoff Corona, da Nicarágua

27-jun-17, Atlanta, EUA


Aí, ela escreveu essa maravilha de post. Aproveitem!


Vinhos e Charutos por Ludmila Assad


Comecei a fumar charuto depois de uma viagem inesquecível à Cuba em 2013 (confira essa viagem na íntegra no blog Cantinho da Lud ) e ao longo desses quatro anos fui me aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais sobre a arte de degustar um bom charuto. As harmonizações mais comuns com charuto são sempre whiskies, cognacs, cachaças, ... Sempre pensamos primeiro em destilados.

​Porém, para uma boa degustação e harmonização do charuto com qualquer bebida alcoólica é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • a bebida deve ter uma alta acidez;

  • um teor alcoólico mais elevado (por isso cervejas pilsen são contraindicadas);

  • um açúcar residual (não precisa ser muito doce mas precisa deixar um retrogosto adocicado).

Por conta dessas características, quando falamos de vinho, os mais indicados são os mais doces, mais alcoólicos e mais ácidos, como os vinhos do Porto. Os Tawny costumam harmonizar melhor por serem envelhecidos por mais tempo, trazendo um aroma amadeirado que combina muito com os charutos de uma forma geral mas isso não impede a harmonização com os outros tipos de vinho do porto. Outra boa harmonização com charutos são os vinhos de colheita tardia, por serem mais doces.

Vinho: Tokaji Aszú 5 Puttonyos 2007, Hungria

Charuto: Hoyo de Monterrey Petit Robusto, Cubano

Eu não gosto de harmonizar charutos com vinho seco, pois as papilas gustativas que captam esses vinhos costumam ser as mesmas que captam o sabor do charuto, por isso, um tende a apagar o sabor do outro. Se ainda assim você quiser harmonizar com vinho seco, evite as uvas com muito tanino e procure as com maior acidez, o objetivo é fazer com que você salive mais e não que fique com a boca mais seca. Nesse caso, a harmonização com vinhos brancos será mais fácil e mais eficaz.

Vinho: Prophecy Sauvignon Blanc 2013, Marlborough, Nova Zelândia

Charuto: Viliger Culebras, Suiça

Vinho: Coppola Diamond Collection Emerald Label Pinot Grigio 2016, Califórnia, EUA

Charuto: H. Upmmann Half Corona, Cubano

Lembre-se que os aromas e sabores do charuto não devem brigar com os dos vinhos, pelo contrário, precisam se completar: se você fumar um charuto mais terroso (os brasileiros em geral, Hoyo de Monterrey), escolha um vinho mais frutado; se fumar um charuto mais amargo (Bolivar, Montecristo), escolha um vinho mais doce. O importante é que o vinho e o charuto devem saturar papilas gustativas diferentes para que você consiga absorver todas as características de cada um e tenha uma explosão de sabores na boca.

Agora, se você não curte bebidas alcoólicas, a dica é harmonizar com um bom café de grão moído na hora, mais ácido e aromático. Não tem erro!

Lembrando que harmonização é aquela que mais agrada o seu gosto pessoal então faça suas combinações e descubra sua harmonização ideal. Boas baforadas e, como diz a Ana: Tim-Tim!



Espero que vocês tenham gostado das dicas!

Qualquer dúvida, entrem em contato com a Lud: contato@cantinhodalud.com.br


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page