Apesar de ser a menor vinícola do Vale dos Vinhedos, a Vinícola Torcello vem contando de forma grandiosa a sua história no Vale.
A escolha do nome relembra uma pequena ilha italiana próxima a Veneza e o seu símbolo é o Leão Alado de São Marcos, o guardião da lei. Assim o símbolo remete a proteção do Leão Alado sobre os vinhos por ali elaborados.
A elaboração dos seus vinhos busca extrair da matéria prima o máximo em qualidade e sabor. Resultando em um vinho único a cada safra. A pequena produção anual é feita de forma totalmente artesanal e controlada.
Apenas em 2000, a vinícola tomou a decisão de converter seus vinhedos, todos em espaldeira, para trabalhar com uvas finas. E assim começou a produção de vinhos finos na Torcello. Porém, apenas uvas tintas são plantadas por lá (45 hectares), as brancas são compradas de parceiros.
"Nosso principal objetivo é desenvolver um projeto de elaboração de vinhos de elevada qualidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, RS, visando fundamentalmente aproveitar as excelentes condições geológicas e climáticas do Vale, respeitando ao mesmo tempo, a riqueza, a história e o ambiente natural único da região.
Raramente um vinho é fruto do acaso. A experiência leva-nos a crer que um vinho reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão que quem o produz.
Fazer brilhar todo o potencial natural bem como sua história, cultura, religiosidade aqui deixada pelos nossos antepassados, nos motiva a criar e reinventar cada vinho, sendo muito mais que um trabalho, mas sim um estado de espírito."
Rogério Carlos Valduga
Hoje, o portfólio da vinícola é composto por 12 vinhos:
2 BRANCOS
1 ROSÉ
6 TINTOS
3 ESPUMANTES
Essa é a 1ª vez que a vinícola produz vinhos brancos e rosés.
E foi para apresentar esses vinhos que Rogério Valduga, proprietário da vinícola, veio para o RJ, na Cave Nacional, no dia 01-nov-17. 👏👏👏
Rogério é um vinhateiro de respeito. Absorveu muito bem os conhecimentos de seu avô, que foi um dos fundadores da Cooperativa Aurora.
Ana Borba e Rogério Valduga
Foram degustados 5 vinhos: 1 espumante, 2 brancos, 1 rosé e 1 tinto.
🍷 ESPUMANTE BRUT ROSÉ 🍷
🍇 60% Chardonnay, 40% Pinot Noir 🍇
Método charmat
4 meses em autólise
Teor alcoólico: 12%
A degustação começou com um pedido do Rogério: "Levem suas taças ao ouvido e escutem... escutem as borbulhas". E assim fizemos... uma explosão de borbulhas... borbulhas intensas e delicadas dançando num belo mar de cor salmão. Uma interessante experiência que aguçou meus sentidos e me fez perceber seus aromas delicados e elegantes de frutas vermelhas.
Na boca, se mostrou leve, refrescante, cremoso e com uma acidez agradável. A pinot noir também trouxe uma boa persistência a este espumante. Combina bem com o verão carioca. Fácil de beber.
🍷 MOSCATO GIALLO 🍷
🍇 100% Moscato Giallo 🍇
Sem passagem em barrica
Teor alcoólico: 12%
Safra 2017
Giallo significa amarelo... que vem neste vinho de forma límpida, brilhante e transparente.
Um vinho bastante aromático, perfumado, com toques florais e cítricos. Traz uma sensação de doçura e frescor no nariz. Um aroma muito agradável.
Ao contrário do que possa sugerir seu nome, em boca, ele é seco, leve (mas com estrutura), fresco, muito frutado, delicado, cremoso e com boa acidez. Fácil fácil de beber. Um vinho de piscina.
* 🍇 Moscato Giallo: Vem da fanília da 🍇 moscato. Normalmente é usada em cortes. Pouco plantada no Rio Grande do Sul.
🍷 MERLOT ROSÉ 🍷
🍇 100% Merlot 🍇
Sem passagem em barrica
Teor alcoólico: 12%
Safra 2017
De cor salmão vibrante, o aroma me chamou a atenção: diferente, foi a minha 1ª sensação. Um aroma marcante que, em um 1º momento identifiquei como pão torrado, apesar de não ter passagem em barrica. Observando mais um pouco, pensei em cevada. Um aroma complexo. O fato é que eu não esperava sentir esses aromas. Queria mais fruta, mais frescor.
O paladar veio com uma boa acidez, corpo e as mesmas características de aroma. Aromas tão marcantes e presentes que se transferiram para o paladar. Não curti muito.
🍷 CHARDONNAY 🍷
🍇 100% Chardonnay 🍇
120 dias em carvalho americano de 1º uso com tosta média
Teor alcoólico: 13%
Safra 2017
Um bonito amarelo palha claro com toques dourados, límpido e transparente.
A barrica trouxe muitos aromas, mas não muito intensos, de côco, baunilha e um toque amanteigado. A presença também de frutas frescas e um toque de doçura tornam o conjunto delicado e agradável.
Tem uma untuosidade que toma conta da boca, pouca acidez e é mais persistente no paladar do que no nariz. Gostei.
🍷 REMY VALDUGA 🍷
🍇 Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat 🍇
12 meses em carvalho americano de 1º uso com média tosta
Teor alcoólico: 14%
Safra 2015
Sua cor escura e concentrada, revela aromas intensos. Aromas fechados de início, sobressaindo o álcool. O tempo em taça faz com que eles se abram e se mostrem bem complexos: frutas em compota (destacando a ameixa), madeira, mel, especiarias, balsâmico. Tudo muito bem integrado.
Toda essa complexidade aromática se reflete no paladar de forma intensa, trazendo um vinho potente, encorpado, estruturado, com taninos presentes e excelente persistência. O corte foi preciso, garantindo o melhor de cada uma das castas. Grande potencial de guarda.
* As uvas depois de colhidas e separadas do engaço foram conduzidas ao tanque de fermentação onde permaneceram por um período de 15 dias com controle de temperatura a 22° C. As três variedades foram vinificadas separadamente. Em seguida o vinho foi armazenado em tanques reservatórios de aço inox por um período de 6 meses até o término da fermentação malolática, após estagiou por 12 meses em barricas de carvalho americano de média tostagem sendo de primeiro uso. Após a passagem pelas barricas foi efetuado o corte das variedades, envasado e armazenado em nossas caves.
Rogério elaborou este vinho em homenagem aos 77 anos de seu pai, Remy Valduga, "o Valduga das letras". Um viticultor que tem dedicado parte da sua vida registrando, através da escrita, a saga da imigração italiana. Isso explica a caneta no rótulo da garrafa. Uma bela e singela homenagem. 👏👏👏
Parabéns S. Remy Valduga. Que o senhor continue inspirando as pessoas.
Parabéns Rogério pela dedicação com que você conduz o seu trabalho.
Remy e Rogério Valduga
Até a próxima.
Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷