top of page

The Wine Queens – As Mulheres no Mundo dos Vinhos

Este artigo desmistifica alguns padrões que criaram para as mulheres e o vinho. Vale a leitura.

"É importante que o business do vinho esteja ciente e dê a devida atenção à comunicação que atinja e agrade o cada vez mais exigente e participativo público feminino."



Reportagem: Patricia Kozmann, Blog Estadão

https://blog.clubepaladar.com.br/the-wine-queens-as-mulheres-no-mudo-dos-vinhos/


Pouco se fala sobre o assunto, mas as mulheres sempre estiveram profundamente associadas ao mundo dos vinhos. E a participação feminina nesse segmento só cresce.


“Eu diria que não existe um tipo de paladar feminino definido, mas existem tendências”, diz Lynne Whitaker, diretora de uma empresa de consultoria de marcas para a indústria de vinhos. “A maioria das mulheres com as quais falamos prefere branco ou rosé como tipos de vinho, de antemão aqueles mais frutados”, completa Whitaker. Os vinhos do Novo Mundo tendem a fazer sucesso junto a esse público, em parte porque a uva é de fácil identificação no rótulo do vinho.


Na França, especificamente em Beaune, no coração da Borgonha, onde ocorre a competição anual de mulheres Feminalise, evento que já se encontra na 11a edição, mais de 4.000 vinhos de diferentes marcas, safras, estilos, países e vinícolas são degustados às cegas por mulheres, viticultoras, compradoras de vinho, estudiosas do vinho, críticas e bloggers de vinhos. Cada um é degustado por três mulheres sentadas em mesas separadas de degustação e são premiados na categoria ouro, prata, bronze ou pérola. Nada disso é coincidência, e sim uma comprovação da importância crescente das mulheres no mundo do vinho, em todo o mundo.


“As mulheres têm uma abordagem mais simples em relação ao vinho”.

Ségolène Lefèvre, em Les femmes et l’amour du vin – (Féret, 2009).

“As mulheres tomaram o controle das compras do vinho”.

Gérard Bertrand – Itw RadioFrance, presidente do Gerard Bertrand Wines Group.

Talvez esses eventos, como o Feminalise, acabem ajudando a derrubar ideias e clichês antigos e enganosos em torno das mulheres e sua relação com o vinho. Os tempos mudaram e, se você pensa que sabia muito sobre a relação da mulher com o vinho, esqueça todas as crenças antigas e comece de novo. Uma pesquisa conduzida em 2016 pela equipe da organização do Feminalise elencou uma série de clichês e mitos sobre as mulheres e o vinho.

Vamos a alguns deles:

→ Mulheres bebem mais vinhos brancos e doces Na verdade, elas bebem majoritariamente vinhos tintos (aprox. 70%).

→ Homens compram mais vinho do que mulheres Mulheres compram mais vinhos do que homens, na média mundial.

→ Elas não sabem comprar vinhos direito As mulheres têm mais habilidade para escolher vinhos que combinam com a comida.

→ Vinhos produzidos por mulheres são vinhos para mulheres Não existem vinhos para mulheres ou para homens. O que existe são estilos de vinhos que agradam mais a uns do que a outros, independentemente do sexo.

→ O segmento do vinho é muito mais masculino do que feminino Cresce exponencialmente o número de mulheres envolvidas com o mundo do vinho, desde a produção à sommelière.

→ Mulheres não se aventuram muito na compra de vinhos Mulheres arriscam bem mais do que os homens na hora de comprar vinhos que elas nunca experimentaram.


Sem as mulheres, o mundo do vinho estaria em grande dificuldade. De acordo com a famosa crítica e escritora inglesa Jancis Robinson, esta é a década da “feminilidade do vinho”. Nos Estados Unidos, as mulheres atualmente também representam mais do que 50% dos consumidores do vinho (idem na Inglaterra). Elas controlam US$ 4,3 trilhões dos US$ 5,9 trilhões do gasto anual dos consumidores de vinho. É importante que o business do vinho esteja ciente e dê a devida atenção à comunicação que atinja e agrade o cada vez mais exigente e participativo público feminino.


Mais importante ainda é que as mulheres estão se tornando também ótimas líderes nessa indústria. Anos atrás, os produtores de vinho, em geral, sugeriam que suas filhas se envolvessem com as vendas ou à recepção de clientes na vinícola, enquanto seus filhos seguiam os passos dos pais, especializando-se em enologia e trabalhando na produção da bebida. Porém, as mulheres de hoje em dia já romperam esses estereótipos e conquistaram posição de destaque na indústria do vinho, seja como enólogas, sommelières e até mesmo como masters of wine.


Na Itália, as mulheres são bem representadas pela Associação Nacional “Le Donne del Vino” (www.ledonnedelvino.it), fundada em 1988, e atualmente com 750 sócias. O objetivo da associação é divulgar a cultura e o conhecimento do vinho com a formação e a valorização do papel da mulher no setor vitivinícola (#donnedelvino).


Para mim, é sempre uma honra poder divulgar e escrever sobre este mundo fascinante do qual faço parte como consumidora, mas também como profissional, trabalhando neste mundo cheio de contínuas descobertas e grandes surpresas!


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page