Confraria ENO Lógico - #4 - Marqués de Gelida
- Ana Borba
- 3 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
No dia 22-mar-18, aconteceu no restaurante Ipiati, o 4º encontro da Confraria ENO Lógico, comandada por Rafael Puyau, um dos membros do quadro de professores da Eno Cultura, seus ex-alunos do Wset-RJ e amantes da bebida de baco que leram os posts anteriores e ficaram interessados na proposta da Confraria: estudar, praticar, trocar sensações, experiências e conhecimentos. Os vinhos apresentados foram da vinícola El Cep, localizada em Sant Sadurní, província de Barcelona, na Espanha.
El Cep é fiel aos sistemas agrícolas tradicionais e do meio ambiente, onde a maior prioridade é a qualidade. Por isso, da escolha de vinhedos mais adequados e cuidados, onde fazem um rigoroso controle de maturação para obter o grau e acidez ideal. Todos os vinhos são orgânicos e biodinâmicos. A vinícola comercializa as marcas Marqués de Gelida, L'Alzinar e Gilmas.
Para os vinhos brancos e cavas, após selecionada e colhida a uva, se procede a uma suave prensagem para obter o mosto flor, cuja maior parte fermentará em depósitos à temperatura controlada e se destinará à assemblage dos vinhos Blanc de Blancs e do vinho base para a cava. Para converter o vinho em cava, sofre uma segunda fermentação, acrescentando-se açúcar e leveduras selecionadas. Seguindo o método tradicional champenoise, as garrafas permanecem em repouso nas adegas entre 18 meses e cinco anos, à temperatura constante e protegidas, até que as cavas alcancem toda sua plenitude. Nos varietais Chardonnay e Xare-lo este mosto irá fermentar em barricas novas de carvalho francês, permanecendo alguns meses em contacto com a borra.
Quanto aos tintos, após a vinificação das uvas selecionadas, são engarrafados (caso do vinho jovem) abaixo da terra em condições naturais ideais de temperatura e umidade, ou permanecem cerca de 8 meses em barricas de carvalho americano e francês, até que atinjam a qualidade e o bouquet desejados para serem engarrafados em todo seu potencial.
Hoje, a degustação foi da linha Marqués de Gelida, orgânicos e biodinâmicos, que foram trazidos pela importadora Asa Gourmet. Rafael apresentou 5 rótulos: 2 cavas, 1 branco e 2 tintos. 👏👏👏

Eis as maravilhas!!!

Os Sortudos 😉
🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 E vamos aos vinhos... 🍷 CAVA GILMAS BRUT 🍷

🍇 50% Xare-lo, 25% Macabeu, 25% Parellada 🍇 Método Tradicional
Pelo menos 9 meses de autólise Teor alcoólico: 12%
De coloração palha, esta cava traz perlages médias e de boa intensidade.
Seus aromas são muito frutados, com um leve tostado e de média intensidade.
Ele traz um paladar rústico, fresco, de médio corpo, boa acidez e persistência. Tem um pouco de estrutura, o que o torna gastronômico. Um vinho ok.
* Cava é tipo de um vinho espumante produzido segundo o método tradicional na Catalunha. O método tradicional de elaboração do cava é o método champenoise adaptado às variedades autóctonas da região do Penedès: o macabeu, a parellada e o xare-lo. Hoje em dia, também podemos encontra cavas feitas com chardonnay e/ou pinot noir.
🍷 MARQUES DE GELIDA PINOT NOIR CAVA BRUT RESERVA 🍷

🍇 100% Pinot Noir 🍇 Safra 2014
Método Tradicional
24 meses de autólise
Teor alcoólico: 12%
Uma discreta e delicada coloração rosada que se destaca com as intensas e finas perlages.
Traz aromas discretos de frutas e flores. Muito refrescante e persistente.
Em boca, ele é cremoso, fresco, fino e delicado. Tem um toque de fermento e uma ótima acidez. Tem todo o encanto da 🍇pinot noir.
Curti 👍
🍷 MARQUES DE GELIDA BLANC DE BLANCS 🍷

🍇 85% Xare-lo, 15% Chardonnay 🍇 Safra 2015 Teor alcoólico: 12,5%
🔝🔝🔝
Uma atraente coloração amarelo ouro, límpida e brilhante. O nariz é encantador e delicado. Traz muitas frutas e um agradável aroma de leveduras. Essa presença de leveduras se deve ao processo de batonagem. Esse processo também dá cremosidade, mais peso e estrutura ao vinho.
Um vinho untuoso, de médio corpo, com um aroma de boca incrível, macio e com alta acidez. Esse é daqueles que deixa a gente com água na boca. Além de tudo isso, tem um fundo de taça muito agradável de frutas maduras, intenso e persistente. Gostei muuuuito. Muitas estrelas e carinhas felizes para ele!!! Adoro brancos poderosos. 👏👏👏
* Batonagem (bâttonage): trata-se da “agitação” do vinho através de uma vara, para trazer à superfície as borras que se depositaram no fundo das barricas, fazendo com que o vinho volta a ter contato com essas borras. Essa mexida se faz depois da fermentação alcoólica e serve para aumentar o corpo dos vinhos.
🍷 MARQUES DE GELIDA NEGRE SELECCIÓ 🍷

🍇 90% Tempranillo, 10% Syrah 🍇 Safra: 2016 Teor alcoólico: 13%
Mínimo de 7 meses em carvalho francês
Sua coloração púrpura não esconde a idade: um vinho jovem e vivaz.
A vivacidade também é percebida no nariz: muito frutado, muito aromático, muito fresco, muito tudo.
Um jovem de médio corpo, acidez presente, taninos presentes mas que não incomodam, macio, persistente e que pede uma comida suculenta.
Mas ainda tem muito a evoluir. E evoluirá com elegância. Experimente.
🍷 GR5 SENDERS NEGRE DE TERRER 🍷

🍇 Merlot, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Syrah 🍇 Safra: 2015 Teor alcoólico: 14% 7 meses em carvalho francês
🔝🔝🔝
Sua intensidade visual já dá indícios do que vem pela frente... 😱😱😱
Aromas de frutas maduras já virando uma compota. Muita ameixa presente, especiarias e álcool. O tempo em taça faz esse álcool se integrar e traz mais à tona o adocicado da compota. Um aroma suculento.
Um vinho de bom corpo, taninos firmes mas agradáveis, acidez equilibrada, persistente e que desce redondo. Muito elegante e saboroso. 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 Interessados pelos vinhos, podem entrar em contato.
Aguardando ansiosa o próximo encontro... Enquanto isso, pegue sua taça e... Tim-Tim! 🍷🍷
Leia também os encontros anteriores: #1: Origem do vinho #2: A pureza dos vinhos orgânicos #3: Syrah ou Shiraz, eis a uva!
תגובות