top of page

QUINTA DONA LEONOR COLHEITA 2015 (Portugal)

🍇 Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca 🍇 Região: DOC Douro

6 meses em carvalho francês e americano

Teor alcoólico: 13,5%

De coloração intensa, este exemplar do Douro traz muitas frutas no nariz, um toque da madeira e o álcool presente. Deixe um pouco em taça e perceberá a evolução de seus aromas: o álcool se foi e as frutas muito presentes... frutas vermelhas maduras.

Um vinho jovem, de bom corpo, acidez e taninos equilibrados, boa persistência. Vai evoluir muito bem. Saboroso.

*******

Hoje foi a vez do Douro.

Uma região vinícola portuguesa centrada no rio Douro, protegida por cadeias montanhosas de influência costeira.


*******


🍇 Touriga Nacional é a casta mais nobre de Portugal. É a rainha das uvas portuguesas e vem ganhando espaço em outras regiões européias, australianas e californianas. Em Portugal, é plantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é na Região Demarcada do Dão que se revela em toda a sua plenitude. Seu cacho é pequeno, alongado e não uniforme, com uma coloração muito escura e de polpa suculenta. Quando usada numa percentagem conveniente, seus vinhos apresentam um bom teor alcoólico, aromas intensos e complexos, encorpados, com taninos macios e com longo potencial de guarda.


🍇 Touriga Franca é a casta com a maior área plantada da região do Douro. Originária de um cruzamento natural entre a Touriga Nacional e a Marufo (Mourisco Tinto). Considerada uma das melhores castas para a produção dos conhecidos e reverenciados vinhos do Porto.


🍇 Tinta Roriz é conhecida como Tempranillo na Espanha. Fica madura cedo e precisa ser colhida na época certa para manter sua acidez. É uma variedade com rendimentos mais altos. Os vinhos tendem a ser mais leves e frutados, mas a casta Tinta Roriz de vinhedos antigos ou de baixos rendimentos pode originar vinhos tintos potentes e longevos.


🍇 Tinta Barroca é a terceira uva mais cultivada no Douro. Com casca fina e escura, a uva apresenta taninos moderados e rica coloração, características que se juntam a sua elevada concentração de açúcar para dar origem a vinhos escuros e de alta graduação alcoólica, dando origem a belos vinhos do porto e a exemplares que esse tipo de vinhos aromáticos e frutados, de grande elegância.




POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page