top of page

Coisa Nossa Vinhos e etc


Foi um evento incrível onde o público teve a oportunidade de conhecer e degustar maravilhas feitas pelo nosso Brasil.

Degustações de vinhos de várias vinícolas, opções gastronômicas de dar água na boca e muito conhecimento com palestras incríveis com os maiores profissionais do mercado.


Um evento que, além de ter me trazido muito conhecimento, também trouxe pessoas que amam a mesma coisa que eu: o vinho.

O vinho faz isso: tem esse poder de aproximar as pessoas. Através dele tive o prazer de conhecer Fernando Lima (do blog Vinhos com Fernando Lima), Sabrina Trézze (do blog Vila Vinífera), Rafael Moreira (da Serrado Vinhos) e até um "quase" primo eu descobri, Wilson Pimentel, um dos organizadores deste evento, ao lado da Marcela Lopes e do Rodrigo Abalem.

Ana Borba e Wilson Pimentel

Também conheci o João, idealizador do Empório Império, que estava lá expondo suas gostosuras. Os produtos são artesanais, sem conservantes, sem aromatizantes, sem corantes, sem lactose, sem glúten mas cheios de sabor. João me contou sobre a história do Empório Império e como eles vêm trilhando seu caminho.

Mas, eu te conto em breve num post especial ;o)

Destaque para o Jiló do João.

Te desafio a experimentar às cegas. Você vai se surpreender!!!

E não posso deixar de mencionar o Guilherme Nagashima, gerente comercial da Água Quilombo, uma água mineral alcalina, rica em minerais, anti-inflamatória e anti-tóxica, ótima para prevenir gastrites e úlceras, uma água saudável.

Ele me contou muito mais, mas eu vou te contar em breve, em um post especial ;o)

Guilherme Nagashima e Ana Borba

E falando dessas pessoas que o vinho trouxe pra mim, reencontrei a querida Carol Vizzotto, enóloga da Vinícola Pizzato, que tive a oportunidade de conhecer em uma degustação de vinhos da vinícola na Cave Nacional. Confere aqui como foi a degustação.

Nós batemos um papo bem legal, mas te conto em breve, em um post especial ;o)

Ana Borba e Carol Vizzotto

O Rodrigo Colognese é consultor de vendas da Vinícola Pericó. Gente finíssima que, na semana do evento, aproveitando a temporada aqui no Rio, orientou uma degustação de vinhos da vinícola na Cave Nacional. O post da degustação está no forno e em breve mostro pra você ;o)

Rodrigo Colognese

Luiz Carlos Cattacini Gelli, mais conhecido como Cattacini, enólogo e proprietário da Vinícola Cattacini, quem eu tive oportunidade de encontrar algumas vezes em degustações na Cave Nacional.

Luiz Carlos Cattacini Gelli

Os queridíssimos Marcelo Rebouças e Karina Bellinfanti, proprietários da Cave Nacional, que eu venho acompanhando há um bom tempo, participando de degustações, bate-papos e comprando as maravilhas brasileiras que eles disponibilizam em seu site. Confere aqui o bate-papo que nós tivemos.

Karina Bellinfanti, Marcelo Rebouças e Ana Borba

O pessoal nota 10 da Winehouse, Dominic Parry, Selene Câmara Parry, Laís Aoki e Fernando Noronha, um bar de vinhos delícia em Botafogo, onde já participei de algumas degustações super descontraídas e cheias de informação. Bati um papo bem legal com Dominic e Selene para entender o porquê de abrirem um bar de vinhos na terra do sol e da cerveja. Confere aqui.


E Joana Rangel (do blog Divina e Vinho), amiga de anos que vem me acompanhando neste novo desafio vinífero.

Joana Rangel, Ana Borba e Sabrina Trézze

Bom... voltando para o evento :-D, eu assisti 2 palestras: Luiz Porto - vinhos finos, com Junior Porto e Queijos brasileiros - uma trilha de sabor e cultura, com Daniel Martins.Ambas muito ricas de informações e sensações. Vou contar um pouquinho como foi cada uma.


Quem nos apresentou a vinícola foi Luiz Roberto Porto, mais conhecido como Junior Porto, diretor da vinícola e filho do apaixonado Luiz Porto.

A vinícola está localizada em Cordislândia, Sul de Minas Gerais e cultiva uvas desde 2005. O sistema utilizado é o de dupla poda, onde as uvas são colhidas no inverno – períodos secos (pouca chuva), dias quentes e noites frias (podendo atingir amplitude térmica por volta de 12ºC). A grande uva da região é a Syrah.


Os vinhos degustados foram todos incríveis. Confira aqui:





A palestra foi apresentada por Daniel Martins, sommelier cervejeiro e chef de cozinha, idealizador do Queijo com prosa. Daniel vai pelo mundo afora tentando divulgar e apoiar a cultura e sabores dos queijos regionais brasileiros. Nosso queijos têm muita qualidade e trazem em suas estruturas a riqueza dos nossos terroirs.


O Brasil vem ganhando prêmios por seus queijos e o próximo grande evento vai acontecer em Out/17, em SP, Prêmio Queijo Brasil.

Estamos na torcida!

Os queijos degustados foram:

Depois dessa degustação maravilhosa, corri para o Orolatte - queijos artesanais para comprar meus queijos amados... ô delícia!!!

A Orolatte começou fazendo queijos caseiros capixabas e se desenvolveu com a motivação de fazer um queijo de qualidade gourmet. O projeto já tem cinco anos e a proposta é fazer um queijo diferente, já que a maioria dos laticínios, fazem o queijo minas! Amedeo, um dos proprietários, é formado em Biologia, conheceu o Brasil a partir da amizade de seu pai e Francesco, atual sócio de Amedeo. Há dois anos atrás, Amedeo largou tudo o que tinha na Itália para se mudar definitivamente para o Brasil e colocar em prática o projeto de laticínio com o sócio Francesco.

O público também pôde participar das seguintes palestras:

  • Panorama da vitivinicultura brasileira contemporânea: Rogério Dardeau

  • Vinhos do Brasil - Do passado para o futuro: Valdiney Ferreira

  • Vinhos brasileiros - uma experiência inovadora: Rafael Puyau

  • Brasil - queijos e vinhos: Daniel Martins e Rafael Puyau


Agora, falando um pouco da parte prática do evento e a mais esperada :-p

Na entrada do evento, foi disponibilizada uma taça de vinho para cada visitante e a mesma nos acompanhou nas mais diversas experiências.

As minhas foram:



Trazido pela Serrado Vinhos

Trazido pela Cave Nacional

Trazido pela Vinum Rio



E assim foi o evento Coisa Nossa vinhos e etc.

Precisamos aprender a valorizar nossos produtos, nossa cultura e nossa gente. Somos muito capazes!!!!

Obrigada Coisa Nossa vinhos e etc por esta oportunidade de conhecer o nosso Brasil e o que ele tem a nos oferecer.

Que o próximo evento venha logo!!!!!!




POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page